PESQUISA SALARIAL

A pesquisa salarial é um dos componentes chaves do sistema de remuneração, pois, é através dela que a empresa passa a conhecer o comportamento salarial praticado em certo setor/segmento empresarial.

A pesquisa salarial é fundamental para que as empresas possam estar sempre municiadas de informações sobre as práticas salariais do mercado, e com base nestas informações tem a oportunidade de analisar e definir os níveis salariais que devem ser praticados de acordo com o seu tipo de negócio, segmento de atuação e recursos humanos necessários.

Podemos dividir as Pesquisas em três tipos:

1. Pesquisa para a Implantação do Programa de Cargos e Salários (PCS) 

É a pesquisa que fornecerá dados de mercado para cálculo da estrutura e composição da política salarial da empresa. Essa pesquisa deve ser a mais completa possível uma vez que deverá fornecer, além dos níveis salariais do mercado, as práticas usuais no que diz respeito à política salarial, benefícios, sistemas de reajustes etc., dessa pesquisa ainda dependerá a confiabilidade do plano salarial.

2. Pesquisa para Manutenção do Programa de Cargos e Salários

É a pesquisa que fornecerá subsídios para teste de comparação e atualização da estrutura salarial da empresa. Esta pesquisa deve ser realizada anualmente para acompanhamento dos salários praticados no mercado alvo.

3. Pesquisa Específica

É a pesquisa de determinados cargos para atender as necessidades momentâneas da empresa, tais como:

► recrutamento: salário de admissão insuficiente para atrair bons profissionais.

► turn-over: O turn-over é a “rotatividade” e traduz, na verdade, o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa. Neste item o cargo apresenta um alto turn-over e o motivo constatado, através de entrevista de desligamento é salário.

► cargos novos: cargos criados posteriormente ao plano de cargos e salários.

► novos departamentos: estudos especiais para cálculo de custos e previsão orçamentária na composição de novos departamentos.

► reivindicações salariais: solicitação de aumentos salariais por parte dos ocupantes de determinados cargos.


 

Comentários