Plano de Cargos e Salários - porque implantar na empresa

O Plano de Cargos e Salários tem como objetivo definir de forma estruturada e organizada a política de remuneração a ser adotado pela empresa.

Alexandre Pescuma

Consultor e Prof. de Remuneração Estratégica no curso Gestão Estratégica de Pessoas 

Quando não se tem uma política salarial definida fica difícil para empresa manter de forma clara e transparente uma forma justa de remunerar seus empregados. Como não se tem parâmetros adequados para a definição do valor relativo dos cargos internamente, ou seja, não se tem de forma adequada e clara a importância de um cargo em relação aos demais cargos da empresa e por outro lado também não se tem de forma clara o valor salarial a ser praticado em relação mercado de trabalho.

Quanto mais tempo você levar para estruturar a empresa mais difícil fica sua administração e sua implementação. Se a empresa está crescendo fica mais fácil sua administração de forma estruturada e transparente e os gestores poderão se planejar de forma mais adequada, afim de atender as necessidades estratégicas da organização e os colaboradores uma visão de possibilidade de crescimento em termos de mudança de cargos e de maiores ganhos salariais.

Os objetivos da elaboração de um Plano de Cargos e Salários é definir de forma clara as atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo; o estabelecimento de uma adequada estrutura salarial; o desenvolvimento de sistemas de incentivos que compensem o desempenho individual; o oferecimento de oportunidade de remuneração que motive continuamente os empregados, buscando assegurar crescentes índices de qualidade e produtividade, a adoção de eficientes sistemas de recrutamento, seleção e treinamento, medicina e seg. trabalho, relações trabalhista e a identificação e o aproveitamento das qualificações individuais em funções adequadas com sua capacidade profissional.

O Plano de Cargos Salários tem como finalidade criar condições para o melhor aproveitamento dos recursos humanos da empresa, através de um a política salarial que seja norteada pelas seguintes diretrizes.

Equilíbrio Interno – Remunerar cada empregado, levando em consideração o seu cargo em relação aos demais cargos da empresa – definição do valor relativo.

Equilíbrio Externo – Remunerar os empregados a níveis competitivos com o mercado de trabalho – salários compatíveis com o mercado.

Para a elaboração de um Plano de Cargos e Salários é necessário que a empresa possa contar com profissionais que detenham bastante experiência no desenvolvimento desse tipo de trabalho ou que possam contar com empresas de consultorias especializadas.
As etapas para a elaboração de um Plano de Cargos e Salários são:

► DIVULGAÇÃO
Etapa que serve de sensibilização para os Gestores e colaboradores para o desenvolvimento do trabalho, esclarecendo e minimizando os efeitos de expectativas criadas por aumentos salariais e demissões.

► LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
Obtenção de informações relativas as responsabilidades desenvolvidas pelos colaboradores na empresa, através de questionários ou entrevistas.

► ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DOS CARGOS
Através das informações levantadas definir de forma adequada os cargos, nomenclaturas e carreiras para a empresa, visando atender as suas necessidades estratégicas de desenvolvimento e crescimento. 

► DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS
Descrever os cargos de forma atender as necessidades internas da empresa, como recrutamento, seleção, treinamento, legislação etc.

► AVALIAÇÃO DE CARGOS
Definir através de metodologias como a de pontos e escalonamento o valor relativo de cada cargo, comparando-os entre si, estabelecendo a hierarquia dos mesmos na empresa.

► CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS
Definição da quantidade de grupos aos quais os cargos farão parte, visando posteriormente a definição das faixas salariais para a administração dos colaboradores.

► PESQUISA SALARIAL
Coleta de informações junto a empresas selecionadas, através de critérios como ramo de atividade, porte, região geográfica etc, para identificação dos valores salariais praticados pelo mercado, como média, primeiro quartil, mediana, terceiro quartil, etc, visando a definição da política salarial para a empresa.

► ESTRUTURA DE CARGOS E SALÁRIOS
Junção do equilíbrio interno e externo, definindo-se através de cálculos estatísticos as curvas salariais da empresa e mercado e a tabela salarial da empresa, visando a administração dos colaboradores dentro das faixas definidas.

► ELABORAÇÃO DA POLÍTICA SALARIAL
Estabelecimentos das regras de movimentação e enquadramento dos empregados dentro do Plano de Cargos e Salários definidos, como critérios de admissão, promoção, aumento por mérito, criação de cargos novos, readaptação profissional, etc.

► IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PLANO
Enquadramento dos empregados dentro do novo Plano de acordo com as políticas e critérios estabelecidos.

Temos verificado que grande parte das empresas de pequeno e médio porte, desconhecem a importância de uma política de cargos e salários. Se você não tem critérios definidos, você pode estar cometendo injustiças dentro da empresa, remunerando de forma inadequada seus colaboradores, provocando descontentamento, insatisfações, utilizando cargos de forma errada, gerando paradigmas, inflacionando de forma inadequada sua folha de pagamento etc.

A elaboração de um Plano de Cargos e Salários, quer seja por profissionais qualificados da empresa ou por empresas de Consultoria deve ser desenvolvido com critérios renovados e modernos que agreguem valor a organização, que tenha como parâmetros o crescimento e o desenvolvimento organizacional.

Comentários